Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Papo inicial : MEDITAÇÃO

"A meditação encontra-se no meio de dois pólos; a concentração e a contemplação. É comumente associada a religiões orientais. Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto a humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes, floresceu no Egito (o mais antigo relato), Índia, entre o povo Maia, etc. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso."
DEFINIÇÃO
 A meditação é um estado alterado, provisoriamente, de consciência onde normalmente envoca-se um mantra com a finalidade de livrar os pensamentos e entrar em sintonia com outras dimensões. Na meditação costuma-se, com o tempo, a elevar a sensitividade dos chakras e também o poder mental (inteligência), por consequente aumento da concentração.


OBJETIVO

  • Descarga energética do dia-a-dia
  • Sintonia com Deus
  • Aumento no poder de concentração e inteligência
  • Equilibramento de chakras
  • Melhora na recepção de "insights" com mentores/anjos da guarda/amparadores

OSHO: Meditations for Contemporary People  (legendado)

 

MANTRAS

"O mantra é uma vibração sonora que usamos na maioria das vezes na meditação, mas podemos usar independente dela também.Mantra e respiração caminham juntos naturalmente, portanto eles devem ser emitidos unidos à prática respiratória.
Man, em sânscrito quer dizer mente, e Tra quer dizer liberação. Portanto, mantra quer dizer literalmente liberação da mente. O mantra é uma vibração sonora que, quando emitido corretamente, exerce um efeito poderoso em nosso corpo e nossa mente. Ele acalma nossas mentes e sentidos, relaxam o corpo e nos liga a energias superiores, pois sua vibração provoca a limpeza de energias de vibração mais baixa. O mantra é definitivamente uma palavra de poder, uma palavra sagrada, que deve ser usado com propriedade e consciência.
O mantra OM, por exemplo, é um mantra universal, é o som mais sagrado de todos. É considerado a expressão natural do Verbo Universal. Portanto, se você quiser começar a aprender por sua própria responsabilidade o uso de mantras, sempre comece com esse mantra. Não há nenhuma contra indicação com relação ao seu uso. Outro mantra poderosíssimo é o "Pai Nosso". Alguns trechos do Pai Nosso podem ser usados de forma repetitiva, até provocarem o resultado esperado. Por exemplo as frases: "Seja feita a Vossa Vontade", "Eu e o Pai somos um", "venha a nós o Vosso Reino", e outras tantas que constróem essa magnífica oração.
No nível mental, o mantra vibra o centro da cabeça, a glândula pituitária e aquieta a mente inferior. Faz uma ligação com o Eu Superior ou Ego Superior, em maior ou menor grau, Introduz, através de suas ondas de vibração, partículas atômicas mais finas, expulsando as mais grosseiras. No nível emocional seu uso harmoniza o corpo emocional, movimenta e faz contato com o chacra frontal e cardíaco, expulsa a matéria grosseira e transforma as cores do corpo emocional, símbolo da transformação das emoções e dos desejos, desloca o sentimento do plano emocional para o plano intuitivo, limpa e purifica o Antakarana, canal de ligação de nossa personalidade com nossa alma e provoca um alinhamento entre os dois. No plano físico, seu uso estimula o corpo etérico, cria uma concha que serve de proteção e elimina forças negativas do ambiente."
Terra
 FUNDAMENTOS DO MANTRA

1. Os mantras são sons de base energética. As palavras usadas nas conversas derivam seu poder do significado que contêm. O mantra deriva seu poder do efeito energético produzido por seu som. Recitar um mantra produz uma determinada vibração física em forma de um som que, por sua vez, produz vários "efeitos energéticos" nos corpos físicos e sutil.
2. Os mantras são também sons provenientes dos chakras. Cada uma das cinqüenta letras do alfabeto sânscrito corresponde a uma das cinqüenta pétalas dos seis chakras, da base da coluna à fronte. O mantra sanscrítico transmite vibrações para as letras contidas nas palavras do mantra, que energizam a pétala e atraem a energia espiritual da atmosfera circundante para a pessoa que está recitando o mantra. Dessa maneira, o mantra afeta tanto o seu corpo físico quanto sua consciência espiritual. E a pessoa literalmente cresce, espiritual e fisicamente.
3. O mantra - combinado com a intenção – aumenta os benefícios físicos e espirituais. Quando combinamos a energia física do mantra, a vibração sonora, com a energia mental da intenção e da atenção, aumentamos, fortalecemos e direcionamos o efeito energético do mantra. A intenção, a razão de estarmos recitando o mantra, é transmitida pela vibração física, produzindo um efeito. Essa é a essência do mantra sanscrítico.
4. Os mantras só podem ser expresso em palavras de forma aproximada. Se queremos dizer a uma criança pequena que ela não deve tocar no forno, procuramos explicar a ela que o formo queima. Entretanto, palavras não bastam para passar a experiência. Somente o ato de tocar no forno e ser queimado define o verdadeiro significado das palavras "quente" e "queimar", quando relacionadas com "forno". Em essência, não existe nenhuma linguagem que traduza a experiência de ser queimado. O mesmo acontece com os mantras. A única verdadeira definição é a experiência que o mantra acaba produzindo na pessoa que o pratica. No entanto, da "vidência" original de um determinado mantra até as experiências partilhadas de maneira idêntica pelas pessoas que o usaram posteriormente, o mantra vai ganhar uma "definição baseada na experiência", ou seja, ela vai ficar conhecido pelos efeitos que produz.
5. O mantra energiza o prana. Prana é a energia essencial que pode ser transferida de uma pessoa para outra. Certos terapeutas operam através de uma transferência consciente de prana; um terapeuta de massagem habilidoso, por exemplo, pode muitas vezes transferir prana com efeitos benéficos. A autocura também é possível através da concentração de prana em órgãos específicos. Quando recitamos um determinado mantra visualizando um órgão interno banhando em luz, o poder do mantra pode concentra-se nesse órgão com efeito positivo. O ato de visualizar, nesse caso, funciona como intenção, foco e direcionamento da energia produzida pelo mantra.
6. Os mantras produzem energias comparáveis à do fogo. O fogo pode cozinhar sua comida ou incendiar uma floresta. É o mesmo fogo. Os mantras, também invocam energias poderosas e, por isso, devem ser tratados com respeito. Existem certar formular tão poderosas de mantras que têm de ser aprendidas e praticadas sob supervisão cuidadosa de um instrutor qualificado. Essas são mantidas como segredos bem guardados e não deixaram o Extremo Oriente. Os mantras que são amplamente usados no Ocidente são perfeitamente seguros para serem praticados diariamente, mesmo com intensidade.

 Esse post foi apenas uma breve pincelada no tema, se quiser mais informações acesse esse excelente site com muito material e conteúdo. Até a proxima!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário